quinta-feira, 28 de maio de 2009

E na parada de ônibus...


Quem que nunca esperou seu "bus" na parada com muitos personagens do cotidiano da nossa vida?! Nessa semana eu tenho tido a "sorte" de não apenas na parada, mas também passageiros e um cobrador. Os da parada são bem diferentes entre eles. Uns cantam alto e desafinam sem o menor pudor; outros puxam assunto sobre os barcos que afundam no Rio Guaíba (???), há também os que assobiam sem parar - parecido com um amigo meu - e assobiam melodias que em nada se parecem com músicas. E o passageiro que num trajeto de cerca de 20 minutos entre a Av. Ipiranga e o Mercado público, troca de lugar 4 vezes? Teria um porque disso? Não sei não... tem louco pra tudo! E ontem eu vi o cobrador que saiu de seu espaço de trabalho e foi até quase o fundo do onibus mostrar algo em seu celular para uma criança ( que parecia ser íntima dela) enquanto 3 pessoas esperavam na catraca a volta do cobrador sem entender o que acontecia. Tem cada uma... mas serve pra dar alguma risada.

E claro que isso se torna algo corriqueiro na vida de pessoas que pegam onibus diariamente, o que tem acontecido cmg faz umas 2 semanas. Jeito novo de ver as coisas, jeito novo de lidar com as coisas... uma forma de me ver mais junto da realidade do povo brasileiro.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Convocação do Dunga


E no dia de ontem, o técnico Dunga convocou a Seleção Brasileira de Futebol. E essa foi uma convocação repleta de atenção, devido aos jogadores que atuam nos clubes brasileiross com boas condições de ser chamado. E foram . Nilmar e Kléber pelo Inter, Victor pelo Gremio, Ramires do Cruzeiro e André Santos do Corinthians. Alegria dos jogadores, mas dos clubes nem tanto. Isso porque a convocação veio em uma data repleta de jogos decisivos, e assim, com desfalques para esses 4 times brasileiros.

Bronca pra cima do Dunga que já foi perguntando se vai liberar alguém da convocação, devido aos pedidos dos cartolas dos clubes, mas antecipadamente negado já pelo comandante da seleção canarinho. E seria justo com o atleta isso? Nesse assunto está uma pergunta clara. É justo com o atleta ? Mas e o lado do clube, que paga caro pelo atleta, e na hora da decisão, ele está fora do time. Complicado. Problemas a serem resolvidos pela CBF.

Mas olhando a convocação em si, gostei. Há atletas de qualidade, que merecem vestir a camisa amarela do Brasil e que podem fazer bonito, tanto nas eliminatórias, como na Copa das Confederações. Mas com uma excessão, Gilberto Silva não precisa mais estar ali, com a moral que o Dunga lhe dá. Mas é opção do técnico, então...

Boa sorte ao Brasil nesses jogos, que consiga jogar um futebol bonito e convincente, para dar alegria ao torcedor do nosso país. E uma torcida especial ao Nilmar, que tem jogado muito no Inter e está confiante e num momento ótimo, após todas aqueçes lesões graves.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Governo Yeda


Eleita no fim de outubro de 2006, Yeda sabia que muitos problemas a se resolver estavam por vir. Dívidas, problemas políticos, ameaças de greves dos professores entre outros assuntos polêmicos já eram imaginados para acontecer nesses 4 anos que Yeda estará completando em 2010. Mas imagino eu que ela nao pensava que seriam tantos escândalos inclusive envolvendo pessoas do seu meio e de sua confiança. A começar pelo vice-governador Paulo Feijó que não perde a oportunidade de falar o que pensa, doa a quem dor. Será que a Yeda e seu partido não conheciam essa face polêmica do Feijó? Falta de diáologo? Falta de conhecimento sobre a pessoa que estava ali para ajudar e representar o estado na ausência da governadora? Se isso ocorreu, está aí mais um grande erro do governo Yeda.

Lá em 2006, meu primeiro ano no curso de jornalismo, perto da data para votação eu tina dúvidas se votaria no Rigotto ou na Yeda. Havia também o Olívio Dutra mas tenho um, e as vezes dois pés atrás com o PT. Antigamente, admito, era implicância minha ao Partido dos Trabalhadores, mas com o tempo essa implicância sumiu e o que ficou de verdade foi uma visão clara de que o PT quando oposição aca que tudo é possível fazer, e com isso faz muitas cobranças aos governos. Quando o PT se torna governo, vê e sente as dificuldades de estar no poder e muda o discurso. Ahh, isso acontece também com os outros governos? Pode ser que sim, mas não com tanta frequencia que eu via o PT fazer.

Voltando ao ponto que que parei sobre a votação, no primeiro turno votei na Yeda para tirar o Olívio do embate, colocando assim Yeda x Rigotto no segundo turno, mas muitos pensaram o mesmo, e assim eu e milhares de pessoas tiramos o Rigotto da disputa. Num possível segundo turno entre Yeda e Rigotto, eu votaria no segundo, mas ao ver o cenário do PT contra o PSDB, fui no partido tucano. Muitos nao curtiram muito o governo FHC, outros acharam muito bom. Eu creio que foi um bom governo, apesar de ver erros nele. E ao lembrar do governo tucano no governo federal, dei créditos a Yeda Crusius e também porque ela tinha boas referências como deputada federal.

Ela ganhou com quase 54% dos votos dos gaúchos e assim entrou pra história como a primeira mulher eleita governadora do RS. Ta aí já uma vitória expressiva para a economista Yeda. Sinal de bons tempos? Não! Em todos os anos dese 2007 alguma crise acontece envolvendo o governo estadual, desagastando a imagem da Yeda e de seus aliados. Seja a compra da casa dela, seja a corrupção no caso Detran, ou recentemente o problema de caixa 2 na última eleição em 2006, discussões políticas com seu vice, etc...

Notícia de hoje é de que o PDT liberou seus deputados estaduais para seguir livre e votar a favor ou contra a CPI do governo Yeda. A oposição pressiona os deputados porque necessita deles, e vê nesse caso uma grande ajuda para a próxima eleição estadual. Já o governo pressiona os deputados a não assinarem o requerimento pois atrapalharia o andamento das contas do estado.

Se voce fosse deputado, assinaria ou não??? A sociedade precisa de mais dados para dar a sua opinião e estar a par dessa imensa encrenca que está novamente envolvido o governo Yeda.

Boa sorte... para nós gaúchos!!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

O perigo está em todo lugar



Segurança Pública é o maior problema do nosso país? Essa é uma pergunta que me faço quase todos os dias. E tenho certeza que não sou apenas eu, mas sim milhares de pessoas fazem coro ao meu pensamento. É so abrir o jornal, entrar em um site, blog, assitir um telejornal, seja na TV aberta ou fechada, ele está ali. O crime é um perigo constante que assusta diariamente e nos deixa aflitos toda vez que saímos de casa.
Se vou sair de casa, saio olhando pros dois lados da rua, atrás das árvores, carro parado com gente suspeita, etc... Não consigo imaginar uma pessoa hoje em Porto Alegre sem esse receio de por o pé na rua e ser assaltado, ou pior, entregar tudo que tem no momento e ainda tomar um tiro de um indivíduo desses. Mas porque chegou a esse ponto? Incapacidade das autoridades em policiar a cidade? Envolvimento de pessoas que ao invés de combater o crime, são testemunhas delas? Ou seria uma coisa normal, que vem crescendo á uns anos e a gente que não toma cuidado? Sei lá, o que eu sei é que todos que conheço, ou já foram assaltados, ou conhecem gente que já foi. Parece que temos que conviver com isso como se fosse algo normal em nossas vidas. Como se fosse dar um bom dia para alguém, ou ir tomar seu banho. Saiu pra rua, pronto, a sorte está lançada.
E o Governo Federal, Estadual, Municipal fazem o que? Continuam com suas visões distorcidas e mantém suas falas como se não fosse nada fora do comum?
Também né, fora esses crimes todos, umas das coisas mais vistas nos veículos que eu citei, é o de escândalos de políticos, aqui ou em Brasília. Eles também cometem criems eleitorais, mas saem de cena por algum tempo, e voltam, pelas mãos da nossa sociedade com memória curta. Ou seria memória preguiçosa?
Vamos meu povo do Brasil... analisem mais seus candidatos para que possamos mudar um pouco esse cenário perigoso que vivemos nos dias de hoje. Ano que vem temos novas votações, então vai ser a hora de botarmos a mão na nossa mente e pensar muito bem antes votar. Eles podem lá no alto do poder mudar leis para que cresca a punição, e mudar também o comportamento deles próprios. Ou então teremos políticos que irão de encontro a imprensa e dirão " es estou me lixando pra opinião pública", como disse o Deputado Federal Sérgio Moraes, que para nossa tristeza é gaúcho.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Dia das Mães


O dia 10 de maio de 2009 caiu no segundo domingo de maio, o dias das mães. O dia que pra mim homenageia a mulher mais importante e valiosa do mundo. Aquela que está sempre ao nosso lado, sempre disposta a ajudar aos filhos, visando o bem-estar do mesmo.
Uma palavra tão pequena com um significado tão grande, com sentimentos inseridos como amor, carinho, solidariedade, entre outros.
Claro que muda de pessoa a pessoa os significado dessa palavra, mas no meu caso, é tudo isso já escrita acima e mais um pouco... como uma grande amiga minha! E no seu dia ontem, além de uma presente mais que merecido, uma reunião familiar animou o nosso domingo, com risos e histórias antigas, dos seus tempos de crianças. E é claro, com uma refeição que beirava a perfeição. Méritos do meu tio Marco.
Mas o que será que uma mãe sente nesse dia? Algo parecido com o aniversário?? Eu realmente não sei... não fiz essa pergunta a minha mãe e nem a outra mãe. Apenas notava em sua face um sorriso tranquilo e sincero, uma alegria ao ver seus filhos consigo, junto com suas 2 irmãs, cunhados, sobrinhas e sobrinho...
Minha mãe também é um pouco de pai, pois é quem vive conosco diariamente, quem está todos os dias junto... e ela sabe disso. Mas no alto de sua humildade diz que faz o que qualquer mãe faria... discordo de ti Dona Virgínia, com todo respeito que tenho por todas as outras mães que eu conheço e as tenho como super mães, cada uma do seu jeito, a minha é sim a melhor. Por que? Porque ela é simplesmente demais, tudo que faz, faz pensando no melhor, com carinho, boa vontade e muito amor!
Te Amo Mãe!