terça-feira, 28 de abril de 2009

100 anos do Sport Club Internacional


Bom, sei muito bem que o centenário de um dos maiores clubes de futebol do mundo foi lá em 4 de abril de 2009, ou seja, se passaram longos 25 dias, mas como reativei um blog apenas no dia 27 desse mês, faço referência a esta data tão especial, ajudado pela revista "Placar"que acabo de ler . É a "Placar" especial que fala apenas do Inter, uma edição de colecionador. Revista essa muito bem finalizada, com belas ilustrações, textos e que trazem ótimas lembranças e histórias para relembrar fatos esquecidos e/ou novidades sobre esse o Clube do Povo, como é popularmente chamado no RS.Já se foram os primeiros 100 anos do Colorado, com muitas glórias, títulos, alegrias, ídolos dentro e fora do campo, algumas perdas, tanto na área esportiva, quanto na pessoal, desilusõese tantos outros sentimentos que o esporte, mas o futebol principalmente nos traz. Saber que esse amor que muitas pessoas não entendem que temos pelo futebol, pelo nosso time do coração, é um tipo de amor diferente dos demais. Chamado as vezes de amor doentio, de fanático, entre tantos outros adjetivos, ele tem a força de alegrar pessoas doentes, alegrar moradores de rua, substituir sentimentos ruins pelos bons. Sabidamente é algo forte, que só quem conhece, sabe.No meu caso, foi um amor que passou de geração a geração. Desde os tempos mais antigos, e que a mim, veio através do meu pai. Vejo isso em fotos, que desde pequeno, quando eu morava em Salvador - onde eu nasci- e também no Rio de Janeiro, onde vivi dos meus 2 aos 9 anos de idade, eu já usava camisa do Inter. Se eu tinha total noção daquilo? Não, comecei a saber o que era aquela linda camiseta aos 5 anos, creio eu. E quem disse que eu achei ruim esse interferência do meu pai na minha vida? Um domingo desses, após mais um Gre-Nal vencido pelo Colorado, agradeci a ele pessoalmente por ter me mostrado esse manto tão sagrado logo pequeno. E faço isso de novo. Obrigado pai, por ter me feito desde criança um Colorado.Sei de alguns que eram do meu time e trocaram de lado, assim como sei de gente que era do lado de lá, e hoje tem como sua segunda casa o estádio Beira-Rio. Algo anormal isso ao meu ver, pois vivemos na cidade de maior rivalidade do país, e uma das maiores do mundo, mas cada um sabe o que faz. Apenas acho isso algo como coisa de outro mundo.Voltando ao centenário em si, o Inter fez jus a sua grandeza e festejou junto com sua torcida de forma brilhante, organizada, bonita e muito elogiada. Isso orgulha seus seguidores, como engrandece também o rival, pois um não vive sem o outro. Ou você acha que o Inter seria tão grande se o Grêmio não existisse, e vice-versa? É claro que não, um não vive sem o outro. A comemoração dos 100 anos do Clube rememorou antigos ídolos, façanhas, feitos gloriosos com festa enorme no Gigantinho, para os associados do Inter, que já são mais de 82 mil. Porém apenas 4 mil puderam ir á festa devido ao espaço físico. Não compareci ao evento pois no dia 4 de abril eu estava na Serra, mas as imagens, áudios e relatos deixam claro que foi algo grandioso, como a própria história do Inter. Como a própria edição de Placar, como o programa especial do canal fechado Sportv e ESPN Brasil, assim como a TV Com também fez. E o que farei ao me formar no fim desse ano de 2009 e estar por aí, no mercado de trabalho, querendo trabalhar, e podendo ser um repórter esportivo e um setorista do Grêmio? Simples, ser profissional sempre. Ser altamente imparcial e fazer sempre procurando ser o mais correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário