quinta-feira, 30 de abril de 2009

Educação se aprende em casa ou na escola?


Crianças de 0 a 7 anos ficando horas longe da mãe ou do pai é certo? Talvez a questão nem seja essa, e sim o quanto os pais trabalham fora para poder dar sustento ao filho. Mas e a educação do filho(a) como fica? Quem os educa? As creches hoje dão todo o suporte para que os pais possam trabalhar tranqüilamente e ao buscar seus filhos, os encontrem seguros e com uma base pedagógica.
Isso porque as creches, ou escolinhas, como prefere dizer Ângela de Freitas, diretora da escolinha Criança Arteira, situada no bairro Petrópolis,na rua Artigas, nº 340, contam com uma estrutura muito boa e pessoas capazes de interagir com as crianças. Psicólogas, professoras contratadas, estagiárias, cozinheira, fonoaudióloga fazem parte do “staff” da escolinha “Criança Arteira”. Dividas em turmas referente a idade, ações ligadas àquela idade são usadas em sala de aula.
E como será para os pais deixarem seus filhos em lugares tão diferentes para as crianças? Receio? Saudades? Medo? Esses sentimentos são extremamente normais para os responsáveis pelas crianças e saber lidar com eles é o objetivo.
Rejane Souza, 34 anos, médica, mãe de Rodrigo, 2 anos, crê que essa distância ajuda no jeito da criança se tornar mais independente no futuro. E é com o futuro que ela mais se preocupa, pois sabe que quando criança, ela ainda estará ao seu lado, mas quando chega a fase da adolescência o jovem torna-se independente e toma suas próprias decisões, com ou sem o apoio do pai e da mãe. Por isso que Rejane aprova a idéia da escolinha de propor jogos, brincadeiras, passeios e bate-papos com a psicóloga. Seu filho Rodrigo tem chegado cansado em casa todos os dias, devido ao ritmo forte de suas tardes. Rejane conta que a saudade já foi maior, pois no inicio seu filho ficava em tempo integral na escolinha, mas há dois meses ele fica apenas do meio dia até ás 18h. “ Eu saí de um consultório pelas manhãs para ficar um pouco mais com meu filho, quero participar mais da vida dele. Mas tenho que trabalhar, e nas tarde ele fica na escolinha, local que me deixa super tranquila”.
Durante o dia são servidos café da manhã, lanche, almoço, um outro lanche e a janta. A cozinheira da escolinha “Criança Arteira” segue a risca as orientações da nutricionista. Há um dia na semana que o lanche é livre, e então as crianças levam de casa o que mais querem. Mas quando o lanche é servido pela escolinha, frutas, bolos, pães, sucos de fruta fazem parte do cardápio balanceado.
Angela Freitas ressalta a importancia da escolinha na vida da criança. “ O amadurecimento ta acontecendo cada vez mais cedo nos jovens, e aqui damos toda uma estrutura educacional para essas crianças de 0 a 7 anos que nos satisfaz muito o resultado de ver eles com 8, 9, 10 anos vindo aqui nos agradecer por todo um trabalho feito. É emocionante vermos eles já crescidos e tão espertos para a vida. Mas é claro que a educação vem dos pais, aqui a gente só ajuda, finaliza a diretora, formada em pedagogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário