terça-feira, 14 de julho de 2009

Futebol



Venho dessa vez falar sobre uma paixão nacional. O futebol. Mais precisamente do futebol gaúcho onde a rivalidade deixa tudo ainda maior do que realmente é. Sabidamente no RS ou tu é petista, ou anti-PT, ou gosta de frequentar a Redenção ou não, ou gosta do Inter ou do Gremio. Não há como nessas situações voce ser meio termo.

E nessas horas de muitas disputas políticas e futebolísticas qualquer opinião contrária a sua pode ser o "empurrão" que falta para iniciar-se uma discussão. Esses dias no meu estágio uma dessas discussões começou pelo velho e bom futebol. Há gremistas e colorados, e claro que nenhum quer ficar sem dar seu pitaco no assunto. E todos sempre acham que tem a razão. No meu caso eu tinha. Juro! Falávamos sobre os últimos resultados da dupla GreNal e um gremista disse que o time dele era favorito no jogo devido aos últimos jogos. E eu perguntei o poruqe daquela afirmação. Disse ele que após ganhar de 4x1 do Atletico-PR e por 3x0 do Corinthians o time azul de Poa se credenciou ao favoritismo. Eu lembrei que antes disso havia sido desclassificado pelo Cruzeiro e antes disso vinha atuando mal, com resultados por vezes enganosos. Claro que o Colorado não vem bem nas últimas jornadas, mesmo estando bem na tabela de classificação do Brasileiro, podendo amanhã a noite retomar a liderança o time vem atuando mal, botando em risco o emprego do técnico Tite.

Vejo que a rodada desse meio de semana pode nos dizer algo a mais para saber quem entra domingo no clássico em vantagem. Mesmo ele sendo jogado no estádio olímpico, não há como num jogo desses se apontar favoritismo, até porque são esses jogos que nos fazem morder a língua.

O que é realmente verdade é que será um clássico e tanto, com uma repercussão péssima para o perdedors, seja ele vermelho ou azul, e que tenho quase que certeza que os dois técnicos estrarão em campo para nao perder. Empate em GreNal costume ser bem aceito pelas equipes. Na história, temos 141 vitórias coloradas, 118 do tricolor e 117 empates. Uma boa vantagem do Inter sobre o seu rival. Essa vantagem vem desde 1945, quando o Inter tinha uma equipe muito boa, chamada de "Rolo Compressor" .

E no domingo dia 19 de julho haverá mais um desses clássicos. Que seja um ótimo jogo para entrar para história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário