terça-feira, 19 de maio de 2009

Governo Yeda


Eleita no fim de outubro de 2006, Yeda sabia que muitos problemas a se resolver estavam por vir. Dívidas, problemas políticos, ameaças de greves dos professores entre outros assuntos polêmicos já eram imaginados para acontecer nesses 4 anos que Yeda estará completando em 2010. Mas imagino eu que ela nao pensava que seriam tantos escândalos inclusive envolvendo pessoas do seu meio e de sua confiança. A começar pelo vice-governador Paulo Feijó que não perde a oportunidade de falar o que pensa, doa a quem dor. Será que a Yeda e seu partido não conheciam essa face polêmica do Feijó? Falta de diáologo? Falta de conhecimento sobre a pessoa que estava ali para ajudar e representar o estado na ausência da governadora? Se isso ocorreu, está aí mais um grande erro do governo Yeda.

Lá em 2006, meu primeiro ano no curso de jornalismo, perto da data para votação eu tina dúvidas se votaria no Rigotto ou na Yeda. Havia também o Olívio Dutra mas tenho um, e as vezes dois pés atrás com o PT. Antigamente, admito, era implicância minha ao Partido dos Trabalhadores, mas com o tempo essa implicância sumiu e o que ficou de verdade foi uma visão clara de que o PT quando oposição aca que tudo é possível fazer, e com isso faz muitas cobranças aos governos. Quando o PT se torna governo, vê e sente as dificuldades de estar no poder e muda o discurso. Ahh, isso acontece também com os outros governos? Pode ser que sim, mas não com tanta frequencia que eu via o PT fazer.

Voltando ao ponto que que parei sobre a votação, no primeiro turno votei na Yeda para tirar o Olívio do embate, colocando assim Yeda x Rigotto no segundo turno, mas muitos pensaram o mesmo, e assim eu e milhares de pessoas tiramos o Rigotto da disputa. Num possível segundo turno entre Yeda e Rigotto, eu votaria no segundo, mas ao ver o cenário do PT contra o PSDB, fui no partido tucano. Muitos nao curtiram muito o governo FHC, outros acharam muito bom. Eu creio que foi um bom governo, apesar de ver erros nele. E ao lembrar do governo tucano no governo federal, dei créditos a Yeda Crusius e também porque ela tinha boas referências como deputada federal.

Ela ganhou com quase 54% dos votos dos gaúchos e assim entrou pra história como a primeira mulher eleita governadora do RS. Ta aí já uma vitória expressiva para a economista Yeda. Sinal de bons tempos? Não! Em todos os anos dese 2007 alguma crise acontece envolvendo o governo estadual, desagastando a imagem da Yeda e de seus aliados. Seja a compra da casa dela, seja a corrupção no caso Detran, ou recentemente o problema de caixa 2 na última eleição em 2006, discussões políticas com seu vice, etc...

Notícia de hoje é de que o PDT liberou seus deputados estaduais para seguir livre e votar a favor ou contra a CPI do governo Yeda. A oposição pressiona os deputados porque necessita deles, e vê nesse caso uma grande ajuda para a próxima eleição estadual. Já o governo pressiona os deputados a não assinarem o requerimento pois atrapalharia o andamento das contas do estado.

Se voce fosse deputado, assinaria ou não??? A sociedade precisa de mais dados para dar a sua opinião e estar a par dessa imensa encrenca que está novamente envolvido o governo Yeda.

Boa sorte... para nós gaúchos!!

2 comentários:

  1. Oi Rodrigo, tudo bem?
    Meu nome é Patricia Perez, estou trabalhando na divulgação do 5º Concurso Universitário de Jornalismo CNN. Acredito que isso possa ser interessante para você e para os leitores dos seus blogs: Jornalismo e etc e Por trás dos fatos.
    As inscrições começaram no dia 24 de março e podem ser feitas até dia 29 de junho de 2009. O tema deste ano é 'O uso da tecnologia no desenvolvimento social'.
    A novidade de 2009 é que o estudante poderá enviar o vídeo de até 2 minutos pelo YouTube, sendo que ele poderá produzir quantas matérias quiser. O concurso é válido somente para estudantes de jornalismo. O ganhador conhecerá os estúdios da CNN International, além de ter sua matéria exibida pelo canal.

    As incrições podem ser feitas no site:

    www.concursocnn.com.br

    Acompanhe ainda as novidades no Blog:

    www.concursocnn.com.br/2009/blog

    e fique à vontade para esclarecer quaisquer dúvidas comigo, por este e-mail ou pelo telefone: (11) 3711-8131

    Obrigada pela atenção,

    Patricia Perez

    patricia@ichimps.com.br

    ResponderExcluir